: Tô Conversando...: Gana vira depósito de lixo tecnológico
Bem Vindo Amigo!

| Suscríbete vía RSS

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Gana vira depósito de lixo tecnológico

Quando li a notícia abaixo fiquei boquiaberto.

Como é que ditos países desenvolvidos são capazes de tornar outros países em lixões!

A organização não-governamental Greenpeace divulgou, nesta terça-feira (5), ter identificado dois depósitos altamente tóxicos de lixo eletrônico no país africano de Gana. Esses resíduos, também chamados de e-waste (e-lixo), incluem telefones celulares, aparelhos de TV, computadores – essas peças contêm elementos como mercúrio, cádmio, cobre, chumbo e alumínio, que podem contaminar o solo, lençóis freáticos e prejudicar a saúde.

“Em vez de serem reciclados, esses eletrônicos são descartados em países em desenvolvimento. Antes de Gana, já havíamos identificado depósitos parecidos na China, Índia e Nigéria”, diz o relatório da ONG, que visitou o país africano. O documento afirma ainda que o lixo tecnológico identificado em Gana tem origem na Ásia, Europa e Estados Unidos.

Containeres chegam da Alemanha, Coréia, Suíça e Holanda com o falso selo de “bens usados”. Exportar lixo eletrônico é ilegal na Europa, mas muitos conseguem fazer isso alegando que os equipamentos serão reaproveitados em países mais pobres. Alguns comerciantes dessas nações dizem que, para receberem algumas poucas máquinas de nações desenvolvidas, precisam muitas vezes aceitar containeres cheios de monitores quebrados e CPUs que não funcionam.

Esta é a consideração que os ricos têm por aqueles que não fazem parte daquele clube fechado.

Acho que vale a pena pensar um pouquinho, será que é isso que queremos para nós? Será que tudo isso vale a pena?

Certo estava Fernando Pessoa "Tudo vale a pena quando a alma não é pequena."

Eiiita laiá!!!

Um comentário:

carla m. disse...

Eu soube que já se pensa em jogar esse tipo de dejeto no espaço. Quer dizer, desde que o problema não seja deles, está bem.

Sempre torço pra que caia um meteorito numa daquelas mansões dos caras, mas parece que até eles preferem ferrar com os pobres. O último caiu num vilarejo no Peru, no alto dos Andes e destelhou várias casas de camponeses pobres...

Como este é o primeiro computador que tenho, quando precisar "descartá-lo" já sei que posso doá-lo para centros de pesquisa em informática que vão dar um destino útil, que não poluir o centro da África.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

BlogPlay

Share your links easily.