: Tô Conversando...: Papai Noel e o mito da Coca-cola
Bem Vindo Amigo!

| Suscríbete vía RSS

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Papai Noel e o mito da Coca-cola

É amplamente divulgado pela internet e por outros meios que a Coca-Cola seria a responsável pelo atual visual do Papai Noel (roupas vermelhas com detalhes em branco e cinto preto), mas é historicamente comprovado que o responsável por sua roupagem vermelha foi o Cartunista americano Thomas Nast, em 1886 na revista Harper’s Weeklys.

Papai Noel até então era representado com roupas de inverno, porém na cor verde. O que ocorre é que em 1931 a Coca-Cola teria realizado uma grande campanha publicitária vestindo Papai Noel ao mesmo modo de Nast, com as cores vermelha e branca o que foi bastante conveniente já que estas são as cores de seu rótulo. Tal campanha fez um enorme sucesso e a nova imagem de Papai Noel espalhou-se rapidamente pelo mundo. Portanto a Coca-Cola foi responsável por ajudar a difundir o mito tal qual ele é, mas, de forma alguma por criar a figura tão conhecida de Papai-Noel.

 Nos países do norte da Europa, diz à tradição que o Papai Noel não vive propriamente no Pólo Norte, mas sim na Lapônia, mais propriamente na cidade de Rovaniemi, onde de fato existe o "escritório do Papai Noel" bem como o parque conhecido como "Santa Park", que se tornou uma atração turística do local.

 Criou-se inclusive um endereço oficial como a residência do Papai Noel, a saber:

Santa Claus   FIN-96930 - Arctic Circle   Rovaniemi - Finlândia http://www.santaclausoffice.fi

 Bom, agora que você já tem o encereço dele é só entrar em contato, estes dados encontrei na Wikipédia.

 Feliz Natal a Todos.

8 comentários:

Anônimo disse...

Que infantilidade......
Não vejo algo muito bom em teu futuro..... só queria que soubesse isso, tenho este dever de lhe informar.
E é muito triste enxergar isso pois dependerá muito da ajuda da tua mulher para cuidar da tua deficiência.
Não estou desejando isso, e oro para que a imagem que vi, esteja somente na minha cabeça, mas de 90% das coisas que Deus imprime em minha mente acontece.
Ora a Deus e pedi para ele uma chance.

Geraldo disse...

Olá,

Como tudo é controverso em histórias de Papai Noel, sempre é bom ouvir todas as histórias. E lembrar que, no Natal o mais importante é lembrar de quem nasceu no Natal.

Abraço

Rodrigo Piva disse...

Interessante saber dessa outra versão da história. Polêmicas à parte é como disse o Geraldo, precisamos reavivar o verdadeiro sentido natalino.

Abração

SissyM disse...

Foi bom ler a informação e vou procurar mais. Eu sabia que na Europa a referência é a Lapônia. Eu tinha curiosidade sobre a cor verde. Quanta a vermelha, acabou por virar um símbolo, que felizmente não apagou a inicial. Se não fosse a Coca-Cola, poderia ser outra empresa que um dia se aproveitaria de uma situação.

Marcelo disse...

A história da Coca-Cola e do Papai Noel eu sabia que era besteira e mais uma lenda urbana da web. Mas sempre me pareceu razoável que ele usasse vermelho por causa da região em que teoricamente vivia.
Normalmente, há por prática usar cores que se destaquem na neve.
Abs

Marcelo

Anônimo disse...

O pior não é isso! e sim saber que existem outras versões.

Anônimo disse...

Que horror! Quanto mais tento explicar, pior fica....
Quando disse que havia coisas nas quais precisávamos falar, uma delas era sobre a visão... eu não desejo isso o que eu quero é que você procure ajuda logo.
Olha só, quero te ajudar nisso, mas tu precisa parar e concertar tudo isso, é parece ser bem provável, obvio e lógico, que tu penses que estou tentando chantagear, mas a verdade é que o que vejo faz tempo, só que agora com mais nitidez e freqüência.
Penso que Deus com sua infinita misericórdia poderá retirar de você está colheita, mas tu precisa fazer a tua parte. Não estou afirmando nada, estou prevenindo, pois é muito triste, ainda mais para alguém tão vaidoso. Talvez um dia tu entenderá que, eu sim, fui um dia a tua amiga....

mcecilia disse...

Infantilidade é acreditar que Deus subestima a inteligência de alguns...poucos ignorantes, guiando-os para que saiam do senso comum, e esses ignorantes estariam abusando de sua pouca inteligencia se lessem essa pequena parte da estória de "Papai Noel" e começassem a adquirir conhecimento científico.
Eu particularmente já conhecia a estória/ mito ou lenda, e acrescento que existiu realmente um rapaz chamado Klauss que manufaturafa brinquedos de madeira e distribuia entre seus amigos e vizinhos em determinada época do ano, acho até que existe um filme sobre isso. Achei bastante apropriado tocar nesse assunto nesse momento, pois algumas pessoas se iludem ou deixam de pensar em determinadas situações...como por exemplo: será que comemoramos o nascimento de Jesus no dia correto? Na bíblia diz que os pastores estavam com suas ovelhas pastando...mas em dezembro é frio demais pro lado de lá, a data correta do nascimento de Jesus não seria o mês de março ou abril? Quem tem tempo...pesquise, isso quem me falou foi um amigo Testemunha de Jeová. beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

BlogPlay

Share your links easily.