: Tô Conversando...: O brownie perfeito
Bem Vindo Amigo!

| Suscríbete vía RSS

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

O brownie perfeito


Sempre fiquei imaginando as privações da vida de quem tem alergia a leite, ovo, camarão, amendoim.

Quando uma prima minha foi diagnosticada com intolerância a glúten então, tudo o que passava pela minha cabeça eram as centenas de coisas que ela nunca mais poderia comer.

 
Pizzas, massas, biscoitos, bolos, pães, salgadinhos, empadões, tortas, quiches, cereais,  cerveja…

A lista é infinita.

Tudo parecia ter um dos quatro vilões para quem tem doença celíaca: trigo, aveia, centeio e cevada. E ainda me surpreendi ao descobrir que podia haver glúten nos lugares mais inusitados: hambúrgueres, linguiças, molhos, chocolate.

 
Uma ida ao restaurante exigia um pouco de paciência e várias idas e vindas dos garçons até a cozinha. E o pior: ela mora em Roma!
 
Mas, com o tempo, me acostumei às adaptações que ela teve de fazer e este ano tivemos um natal sem glúten lá em casa.
 
Na verdade, nem foi tão dramático assim. Muitas receitas podem ser adaptadas usando farinha de milho, maisena, fécula de batata, farinha de mandioca, polvilho doce, polvilho azedo.
 
E os supermercados aqui na Grã-Bretanha tem uma vasta oferta de produtos sem glúten, de pizza a vários tipos de pães e até cupcakes. As outras refeições durante a visita da minha prima já estavam garantidas.
 
Para quem vive no Brasil pode ser um pouco mais difícil encontrar tantas opções facilmente. Então, aqui vai um consolo.
 
Esta receita de brownie está em um livro da britânica Nigella Lawson e quando vi que não levava farinha, imediatamente mandei uma cópia para minha prima. Garanto que vale a pena para celíacos e não celíacos.
 
O brownie sem farinha está lá no fundo da foto da ceia, meio quebradinho, mas sumiu da mesa em segundos. Acompanhado de sorvete de creme, é imbatível.
 
Ingredientes
 
225g de chocolate amargo, mínimo de 70% de cacau
225g de manteiga
2 colheres de chá de essência de baunilha
200g de açúcar
3 ovos batidos
150g amêndoas moídas
100g nozes em pedaços (eu normalmente faço sem)
 
Modo de Fazer
 
1. Pré-aqueça o forno a 170ºC. Derreta o chocolate e a manteiga no fogo baixo em uma panela mais pesada ou em banho-maria.
2. Tire a panela do fogo, misture o açúcar e a baunilha e deixe esfriar um pouco.
3. Misture os ovos (já batidos) ao conteúdo da panela junto com as amêndoas moídas e as nozes. Coloque a mistura em um tabuleiro quadrado de 24 centímetros.
4. Asse no forno por 25 a 30 minutos até que a superfície fique crocante e o meio ainda esteja bem molhadinho. Espere esfriar para cortar em 16 quadrados.

 
 BBC à Mesa
If you are not the intended addressee, please inform us immediately that you have received this e-mail in error, and delete it. We thank you for your cooperation.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

BlogPlay

Share your links easily.